A Fé!

Chico é um garoto de 12 anos, que vive com sua família bastante religiosa. Ele não quer ser religioso, como sua família, mas sim seguir seu próprio caminho espiritual, e por isso seus pais dizem que ele não tem fé suficiente.

Muito triste e discordante do discurso de seus pais, Chico procura o padre da paróquia próxima à sua casa e lhe pergunta: Padre O que é ter fé?

Chico, meu filho, ter fé é acreditar e confiar nas coisas que não se pode ver e nem tocar, mas que acreditamos que estão lá, que existem e são verdadeiras, mesmo sem provas.

Como assim Padre? Como podemos acreditar em coisas que não vemos? contesta Chico.

A fé é como uma voz que fala dentro de nós, aquela que nos faz sentir o que é bom e o que não é, o que faz sentido e o que não faz. Como a voz do coração.

Como o ar que respiramos, não podemos vê-lo, mas sentimos que está ali e que nos possibilita a vida. Como o amor de nossa mãe, que nutri e nos dá vida, sentimos e acreditamos nele, mas não podemos tocá-lo.

Isso é fé, meu filho. responde o padre.

Ah! Acho que eu entendi agora. Eu achei que fé fosse só algo religioso, tipo fé em Deus, mas acho que agora entendi. Quer dizer então que todos temos a fé dentro de nós?

Isso mesmo Chico, a fé não é algo em si, ela existe dentro de cada um, na relação que estabelecemos com o mundo. Ela nos faz seguir adiante, buscar coisas novas, mudar nossas vidas. Isso porque grande parte das vezes, seguimos adiante sem saber o que vem depois e isso implica ter fé e confiança em algo que estamos buscando, seja esse algo o que for. finaliza o padre.

Nossa, então ela é fundamental para nossa evolução e até para a vida. Fala Chico feliz.

Eu acho que tenho bastante fé, porque vivo buscando coisas novas e confio muito que nada é por acaso e que tudo que acontece em minha vida, é uma oportunidade para aprender e evoluir. Isso me parece que é ter fé, ter fé nas forças universais que me regem. Conclui Chico.

Sábio garoto você! fala o padre surpreso ao ouvir um garoto tão jovem pronunciar essas palavras. Isso é ter fé sim. E sabe de mais uma coisa, a fé, apesar de ser uma palavra pequenina, ela tem um imenso significado, é uma poderosa força motriz que rege nossas vidas.

Através dela, despertamos também a esperança, que nos fortalece tanto fisicamente (melhorando o sistema imunológico), quanto espiritualmente. Ela é o amor que emanamos e recebemos de volta, é a capacidade de entrega e a confiança de que algo maior nos guia.

Nela não existe medo, desconfiança, inseguranças, ela é um estado de puro amor e confiança.

Bela como a mais linda flor, pura como a mais inocente criança, confortante com a mais acolhedora mãe.

A fé nasce dos corações fortes e corajosos, ela é acreditar naquilo que os olhos não podem ver, mas que o coração não tem dúvida! poetiza o padre.

Chico agradece o padre e corre aliviado e feliz de volta pra casa, para compartilhar com sua família, agora com a certeza de que fé e religiosidade não são sinominos, que ele tem sim, muita fé e amor no coração.

Namaskar,

Narjara Thamiz

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexões sobre a saúde!

Prayer of Acknowledgement and Transformation

Jornada Interior