A coragem de abraçar a imperfeição

"Perfeição é a disposição para ser imperfeito." - Lao Tsé

A coragem de não ser perfeit@ ou de assumir nossas imperfeições gera insegurança, ao mesmo tempo que cria um espaço para o crescimento. Mas será que a perfeição não reside em ser exatamente quem você é, tal como é?

Quantas vezes sua auto-exigência já o impediu de realizar algo que desejava, por sentir-se inadequad@ ou com medo do fracasso? Ou o fizeram sentir-se indign@ de amor, sucesso ou reconhecimento?


O anseio pela perfeição frequentemente leva a autocríticas e comparações, que vão por sua vez reforçando crenças negativas originadas de experiências difíceis, como "não sou bom/boa o suficiente" ou "sou defeituos@", enraizadas ao longo de nossas vidas.


Observo que a busca pela perfeição está intimamente ligada ao desejo de ser vist@ e amad@, e, consequentemente, ao medo da rejeição. Já se perguntou: para quem você deseja ser perfeit@? Por quem busca ser amado e vist@?


Cada um de nós nasce "brilhante como uma estrela", cheio de vida, imbuído de poder pessoal, conectado com nossa essência e força divina. Basta observar as crianças para perceber esse brilho, espontaneidade e confiança na vida.


Contudo, à medida que o tempo avança, vivemos experiências que nos fazem internalizar inseguranças e crenças negativas sobre nós mesmos. E é como se essas inseguranças e crenças se tornassem lentes através das quais enxergamos o mundo, atraindo experiências que reforçam ainda mais essas crenças. 


Vamos nos distanciando tanto de nossa luz que chegamos a esquecer que ela é nossa essência, e que esteve presente o tempo todo. Passamos assim a nos ver e a acreditar em uma versão parcial de nós mesmos, construindo muros e escudos ao redor para nos proteger. E por isso passamos a buscar a perfeição, como se ela não fosse, porque esquecemos que ela já é, e esquecemos como acessá-la.

Mas agora é o momento de lembrar quem você é, de soltar essas crenças limitadoras, de curar suas feridas, derrubar os muros e baixar os escudos, aceitando quem você é, suas experiências, escolhas, erros e sucessos. Agora é o momento de se reconectar com sua luz, com o amor dentro de ti e com seu poder.

Agora é o momento de brilhar, brilhar como você é, pois você é perfeito exatamente como é. Com todos os defeitos, com todos os erros cometidos, com todas as experiências vividas. Tudo isso o tornou quem é hoje, e certamente muitas pessoas ao seu redor podem se beneficiar da sua luz, aprendizados e experiências.


Não se deixe intimidar por pressões sociais e padrões de beleza, sucesso, inteligência e comportamento considerados "perfeitos", eles são superficiais e ilusórios. Não tema o julgamento dos outros, pois cada um vê a si próprio no outro. Não tema errar, pois são os nossos erros que nos fazem crescer.


Para concluir, compartilho um trecho impactante de um livro de Marianne Williamson, que me acompanha há muito tempo:


"É a nossa luz e não nossa sombra o que mais nos assusta. Nosso mais profundo medo não é o de ser inadequado. Nosso mais profundo medo é de sermos poderosos além da medida. É nossa luz e não a nossa sombra que mais nos assusta. Nos perguntamos, quem sou eu para ser brilhante, lindo, talentoso, fabuloso?


Na verdade, quem é você para não sê-l@? Você é filh@ de Deus. Você sendo pequen@ não ajuda o mundo. Não há nada de iluminado em diminuir-se para outros não se sintam inseguros ao seu redor.


Nascemos para manifestar a glória de Deus que está em nós. Não está só em alguns de nós, está em todos. E quando permitimos que nossa luz brilhe, nós inconscientemente damos permissão a outras pessoas para fazerem o mesmo.


Quando nos libertamos de nosso medo, nossa presença automaticamente liberta outros." 


Uma jornada linda de reconexão com sua luz e sua perfeição, lembrando que a perfeição não está naquilo que fazemos e sim em quem somos. 


Namaste!

Narjara Thamiz


*Imagens produzidas por Freepik

Obs - Se gostou do texto, compartilhe e comente abaixo.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexões sobre a saúde!

Prayer of Acknowledgement and Transformation

Jornada Interior