Eros e Psique! Fernando Pessoa

"Conta a lenda que dormia
Uma Princesa encantada
A quem só despertaria
Um Infante, que viria
De além do muro da estrada.

Ele tinha que, tentado,
Vencer o mal e o bem,
Antes que, já libertado,
Deixasse o caminho errado
Por o que à Princesa vem.

A Princesa Adormecida,
Se espera, dormindo espera,
Sonha em morte a sua vida,
E orna-lhe a fronte esquecida,
Verde, uma grinalda de hera.

Longe o Infante, esforçado,
Sem saber que intuito tem,
Rompe o caminho fadado,
Ele dela é ignorado,
Ela para ele é ninguém.

Mas cada um cumpre o Destino
Ela dormindo encantada,
Ele buscando-a sem tino
Pelo processo divino
Que faz existir a estrada.
E, se bem que seja obscuro
Tudo pela estrada fora,
E falso, ele vem seguro,
E vencendo estrada e muro,
Chega onde em sono ela mora,

E, inda tonto do que houvera,
À cabeça, em maresia,
Ergue a mão, e encontra hera,
E vê que ele mesmo era
A Princesa que dormia"

Ao ler esse lindo poema de Fernando Pessoa sobre o mito de Eros (o Deus do Amor) e Psique (Alma), me inspira a beleza do encontro que desperta a alma para a vida, para o seu verdadeiro caminho - o encontro entre a alma e o amor. Esse é um reencontro com o nosso EU, com a nossa verdadeira e mais profunda essência.

Um encontro que as vezes tarda, outras passa por caminhos tortuosos, mas que quando ele acontece, é mágico e abre os olhos e o coração da alma e aí, não tem mais volta... expande nossa capacidade de amar, a nós mesmos e a tudo e todos que estão a nossa volta. Nos devolve a possibilidade de nos enxergar verdadeiramente, e a liberdade de ser quem realmente somos. Nos tornamos um e percebemos tudo aquilo que realmente importa, nos transformamos e nos curamos de todos os males que nos aflinge a alma e o corpo.

Esse amor está dentro de cada um de nós, mas as vezes bloqueamos o caminho que nos leva a ele e nos sentimos distantes, mas quando realmente esvaziamos nossos corações e cabeças ele surge, nos acolhendo em seus braços, como se sempre estivesse lá, esperando por essa oportunidade.

Com muito amor, desejo-lhes o mais belo encontro entre Eros e Psique!

Namastê!

Narjara

Comentários

K i k o disse…
Tais palavras tocam a psique humana e em especial a minha, pois há muito busco em meu interior o reencontro entre o meu EROS e minha Psique e agradeço ao Grande Arquiteto por ter colocado pessoas em meu caminho para me auxiliar a acordar de um "sono profundo" e consequentemente despertei para o melhor da vida...O AMOR...Existem diversas formas de AMAR, porém começo a sentir o mais puro sentimento...Namastê

Espirito Guerreiro
Anônimo disse…
Querida!
Que bom vê-la produzindo inspirada. A dança de Eros e Psique me parece uma alegoria para o fundamento do amar onde surgimos plenos de legitimidade! Sem amor, a alma não se revela. Não é plena.
Adorei. Continue!
Bjs,
F
Anônimo disse…
Ha tempos não leio algo tão relevante, algo que me desperta, que me fez dar um stop na vida e perceber o verdadeiro amor que busco....só vou encontra-lo em alguém qdo permitir este encontro interno...adorei conhecer um pouco mais dos seus pensamentos....vc me faz bem...
Anônimo disse…
Vc me fez refletir muito sobre o encontro interno, algo precioso que no corre corre da vida paulistana deixamos muitas vezes de lado....e perdemos tempo demais procurando o encontro com o próximo,rsrs sendo que nem nós mesmo não nos encontramos...vc me faz bem....
Lé disse…
Linda, que gostoso ter mais uma forma de contato com você, mesmo que virtual!
Espero que possa iluminar mais e mais pessoas com sua luz!
Parebéns pelo blog!!!
Bjs. da tua amiga que te ama.

Postagens mais visitadas deste blog

Reflexões sobre a saúde!

Prayer of Acknowledgement and Transformation

Jornada Interior